Lívia Bacelete, semente!

Desde 2009, Lívia Bacelete atuava como comunicadora popular na Articulação Semiárido Mineiro e outros movimentos sociais de Minas Gerais.


Desde 2009, Lívia Bacelete atuava como comunicadora popular na Articulação Semiárido Mineiro e outros movimentos sociais de Minas Gerais.


Publicado há 1 mês, 1 semana

Foto: Encontro estadual da ASA Minas, em Serranópolis.

No dia 03 de março, nós recebemos com tristeza a informação que a companheira Lívia Bacelete fez a sua passagem. Lívia atuava como comunicadora popular da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, em Belo Horizonte. Em 2009, a sua primeira atuação profissional se deu no Programa 1 Terra e 2 Águas (P1+2) da Articulação Semiárido Brasileiro, realizado em Januária, Norte de Minas. Ali, ela contribuiu para ecoar as vozes e lutas das comunidades da região do Vale do São Francisco. Na sua atuação como comunicadora popular, ela sempre teve uma escuta comprometida e um olhar atento para as lutas dos povos do Semiárido Mineiro. Em diversos momentos, ela atuou na formação de comunicadoras e comunicadores populares da Rede ASA Minas e trouxe a pauta da democratização dos meios de comunicação para vários espaços.


Durante a paralisação do Programa Cisternas, nos últimos 5 anos, Lívia atuou na animação da rede e na formação novos de comunicadores, trabalhando no fortalecimento da comunicação nos territórios e fortalecendo o debate de convivência com o Semiárido.

Foto: Oficina de comunicação popular com crianças do Quilombo do Buriti do Meio, em São Francisco (MG).

Nós, da Articulação Semiárido Mineiro, enviamos o nosso abraço solidário aos familiares de Lívia e a todos os companheiros da Rede Cáritas. Temos a certeza que o legado de Lívia será semente e seguirá vivo fortalecendo a nossa luta.

Lívia Bacelete, PRESENTE, SEMENTE!


Foto: Mobilização das comunicadoras populares contra a paralização de políticas públicas no Semiárido, em 2012.
 

 

Foto: Encontro Semeando a Rede de Guardiãs e Guardiões das Sementes da Gente, em Felisburgo (MG), no Vale do Jequitinhonha, em 2022.

Foto: Confraternização durante confraternização da Plenária Nacional da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), em Belo Horizonte (MG).

 


Postado por: Sarah Gonçalves Ferreira
Editado por: Sarah Gonçalves Ferreira

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA